terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Taquaral, o reduto dos corredores campineiros

Hoje vou falar sobre um dos lugares que compõe a lista de cartões postais de Campinas/SP, o Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral, ou apenas Taquaral para os mais íntimos.
Apenas para ilustrar, pois sei que tem diversos leitores que são de fora de Campinas, vou contar um pouco sobre esse lugar, que é conhecido por todos os corredores de rua da cidade, pois a maioria das provas que acontecem, são ali.

Alguns dados que interessam bastante aos corredores, o circuito considerando apenas o Taquaral, tem 5km (4.732 metros, mas com umas pequenas alterações no trajeto, vira 5km facilmente) e se quiser fazer o circuito atingir 6km, acrescenta-se a Praça Arautos da Paz, que adiciona além da kilometragem, uma considerável subida a ser vencida e ótimo para treinar resistência).

O percurso é relativamente simples, possuindo apenas uma subida acentuada quando faz-se o giro no sentido horário, adotado normalmente pelas provas de rua, que significa uma rampa razoável de 36m de aclive em 150m.

O resto do circuito é razoavelmente plano e facilmente vencido, além de ter um visual muito bonito e bastante frequentado.

O estacionamento é fácil, mas deve-se tomar um pouco de cuidado aos domingos, que a pista interna da Lagoa fica fechada e talvez as pessoas que são de fora possam se perder.

Segue abaixo um pouco das características turísticas do parque, que é cenário de muita história.


A História resumida

O local era parte integrante da antiga Fazenda Taquaral; foi cedido à Prefeitura Municipal em 1950, quando recebeu o nome de Parque Portugal, em homenagem à grande comunidade lusitana de Campinas (lei 356, de 14 de julho de 1950). O entorno da lagoa permaneceu praticamente abandonado até 1969, quando o prefeito Orestes Quércia aprovou o projeto de construção de um grande complexo de lazer no local.

O projeto incluía um ginásio de esportes, balneário, estacionamentos, área de piquenique e a atração maior: uma réplica da Caravela Anunciação, de Pedro Álvares Cabral. O parque foi oficialmente inaugurado em 5 de novembro de 1972.

Atrações do parque

Lagoa Isaura Teles Alves de Lima, conhecida popularmente como Lagoa do Taquaral.


Lagoa do Taquaral
Bonde Elétrico: o parque possui uma linha ferroviária com 3 km de extensão onde circulam 4 bondes elétricos modelo "cara-dura", que foram utilizados no sistema de transporte público da cidade entre 1912 e 1968. É um dos primeiros bondes turísticos do Brasil. A rede elétrica é alimentada por uma tensão de 600 volts; os bondes são de fabricação americana, das marcas General Eletric e White Whestinghouse, fabricados entre 1895 e 1905.

Bonde Elétrico

Concha Acústica (Auditório Beethoven): é uma réplica da concha do Parque de Lincoln, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Inaugurada em 11 de dezembro de 1976, possui um palco de 140 metros quadrados, envolvido por uma laje de concreto em forma de concha com 14 metros de altura. O auditório tem capacidade para abrigar até 2 700 pessoas.

Concha Acústica

Planetário de Campinas: inaugurado em 28 de outubro de 1987, é fruto de um convênio entre a Secretaria Municipal de Cultural e a Universidade Estadual de Campinas. Possui um equipamento modelo ZKP-2 da marca alemã Zeiss. O prédio tem a forma de uma pirâmide. Em seu interior, há uma cúpula semiesférica com 8 metros de diâmetro onde são feitas as projeções.

Planetário de Campinas

Caravela Anunciação: réplica da nau de Pedro Álvares Cabral. A visitação é aberta aos sábados, domingos e feriados da 8h às 12h e das 14h às 18h. Durante a semana ficará disponível para atender a agendamento de escolas.

Um comentário: