terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Corrida Seo Rosa 6k - 2014

Dia 14 de dezembro de 2014 foi realizada a Corrida do Seo Rosa, de 6km em um circuito fora do Taquaral, na Chácara Gramado. 
Tradicionalmente conhecido pelo seu café da manhã oferecido aos participantes da corrida, a Corrida do Seo Rosa também tem a fama de ser desafiador em alguns trechos! Basta dizer que trata-se de um circuito misto, com subidas acentuadas e trechos com buracos.
Essa seria minha segunda corrida de retorno pós lesão e eu estava empolgado, pois nessa corrida teria como novidade meu novo frequencimetro, um Garmin 620, um antigo sonho de consumo! Agora sim eu teria relatórios precisos do meu desempenho e como todo bom Engenheiro, quanto mais informações, melhor!
Dessa vez tivemos uma novidade na companhia para a corrida, que é a Karen, que mora em nosso Condominio e é esposa de um parceiro de treino de academia nosso! Chegando la, encontramos ainda o cunhado dela e sua companheira!

Novos amigos de corrida!

Logo na chegada, já vimos a marcação dos KM 4 e KM 5 nas ruas, em subidas bem desafiadoras, o que já automaticamente acendeu uma luz vermelha na minha cabeça de 'tenho que chegar inteiro aqui'.
Chegamos ao local, guardamos uma troca de roupa no guarda volume, porque o tempo tava meio fechado e fomos ao café da manhã, que fez jus a fama! O problema é que se você se empanturrar de comer, adeus a corrida! Mas foi informado que a mesa de café continuaria mesmo após a prova!
Pontualmente as 8h todos estavam alinhados para a largada, e aqui rolou um diferencial em relação ao pelotão de largada: o pessoal que corre de pipoca é impedido de entrar no local da largada, sendo autorizada a partida deles apenas mais de 10 minutos depois!
Com dito, as 8h deu a largada e estávamos posicionados no meio da galera e demoramos apenas 1 minuto para passar pelo pórtico de largada.

 Circuito da corrida Seo Rosa 6k - 2014

Estava disposto a tentar fazer um sub-30 no 5k, mas tinha contra o não conhecimento do circuito e não estar totalmente em forma para grandes desafios, afinal era essa apenas a 2a corrida do meu retorno e ainda estou cerca de 4kg acima do meu peso ideal, mas em virtude do desempenho na Track & Field, achei que seria possível.

A largada é meio estranha, pois é feita numa rua que fica atrás do cemitério do Flamboyant e você vê claramente os túmulos, ainda que sejam placas de concreto em um imenso gramado verdinho.

Confesso que o KM 1 me surpreendeu, pois depois de uma reta bem plana, o trajeto entrava no Parque Ecológico e tinha uma descida de 20 metros bem inclinada que logo de cara dava pra ganhar um tempinho importante, possibilitando que eu fechasse esse primeiro trecho com pace de 5min09s/km.

No KM 2, já encontramos uma subida dentro do parque que já me deixou pensativo. Não sou contrário a subidas e entendo que elas façam parte do desafio da corrida de rua, mas tem que ter um mínimo de condições para que você possa correr bem e não era o caso desse trecho, pois a rua era bem estreita e muito abaulada, o que te impõe que você corra sem equilíbrio e meio de lado,mas vamos botar na conta do 'circuito misto' essa dificuldade. Logo após a subida, uma descida nas mesmas condições, agora com terra e cascalho. Superei esse trecho com um pace bem mais alto, pq ali afunilou demais a galera por conta da dificuldade e em algum trecho tive que dar uma caminhada para não derrubar alguém ou me machucar. O pace foi de 6min32s/km

No KM 3 era um trecho de asfalto bom, plano, na sombra.. mas não todo o trecho! Próximo a metade dele, fomos conduzidos a seguir um caminho que contornava o lago do Parque Ecológico e tinha bastante buracos e entulhos, configurando denovo um circuito 'misto'. Como era um caminho e não uma rua propriamente dita, ali o trânsito de corredores apertou, mas mesmo assim consegui um pace aceitável, de 5min53s/km.

Quando eu cruzei essa linha de 3 KM, olhei pro frequencímetro e ele fez a predição que eu faria os 5KM em26min32s. Ai eu animei e motivei a continuar no ritmo.

Previsão de recorde pros 5km!!

Então dei entrada no 4º KM, ainda dentro do estacionamento do Parque Ecológico, onde você é conduzido a Av. Moraes Sales, com uma descida bacana, mas no acostamento bem inclinado e de repente você se depara com a primeira subida complicada da corrida. Eu estava vindo embalado mas percebi que novamente se formava uma barreira de gente, pois o único espaço destinado aos corredores era a faixa do acostamento, com uns 2,5m de largura. Isso aliado a subida e gente cansada, imagina como ficou né? Parecia um bloco de carnaval em pleno Recifolia. Intransponível e eu tive que seguir o fluxo, pois sair pra avenida era perigoso, pois corríamos no mesmo sentido do fluxo de carros. Praticamente caminhei por uns 200metros, o que detonou meu pace, subindo pra 7min02s/km, tendo um total de tempo até agora de 24min36s.
Confesso que nessa hora bateu uma tristeza, pois teria que tirar muito tempo no próximo KM e eu lembrei que era esse trecho que tinham as subidas que vi quando cheguei no local e tinha quase certeza que não ia conseguir fazer aquele morro em menos de 5min24s/km, mas não custava tentar e acelerei!
Peguei a Av. Papa Paulo I (aquela que da entrada ao Gramado) e enfiei o pé no acelerador, mas quando cheguei ao fim dela, tinha uma subida bem puxada e ainda faltavam 300 metros. Tentei vence-la, mas no meio dela eu preguei e confesso que tive que terminar o resto dela caminhando, levando meu pace a 8min16s/km, totalizando 32min52s ao completar 5km, frustrando minha tentativa de recorde, mas ainda sim foi meu 5km mais rápido. 
Se restou a frustração de não ter conseguido atingir o recorde, pelo menos ficou o sentimento que se fosse em um circuito conhecido, com certeza eu faria sub-30, pois saberia onde forçar e onde segurar, o que foi meu erro fatal nessa corrida. Mas bola pra frente que ainda faltava 1km.
O ultimo km, como eu nao tinha mais condições de quebrar minha marca, resolvi fazer um tiro para ver se conseguia pelo menos marcar um KM bem rápido e fui assim até passar pelo portico final, com o tempo de 37min40s, sendo que esse último pace ficou em 4min48s/km.

A nota da corrida poderia ter sido 10, se não fosse a parte da entrega das medalhas, que foi uma verdadeira bagunça, pois formaram uma fila indiana pra geral, que estava funcionando razoavelmente bem até a chegada de um pelotão enorme de gente, o que tumultou tudo. E pra comprovar a teoria, brasileiro quer levar vantagem em tudo e entraram em qq lugar na fila, cortaram tudo, bagunçaram tudo, pois são bons demais para esperar a sua vez. Por não ter um crowd control decente, perde 1 ponto e leva 9.

 Mais uma pra coleção!

Após a entrega das medalhas, nos reunimos próximo ao Guarda Volumes e trocamos informações e tempos da corrida e descobrimos que nosso ilustre amigo (de azul na foto) fez o melhor tempo de todos nós, com 29min. Parabéns a ele!

 Novos amigos de corrida

A prova em si foi bem organizada, o circuito interessante, pois primeira vez que eu enfrentava um circuito misto e acabei descobrindo que a forma de enfrentar ele tem que ser diferente, mas a gente sempre aprende.

 Essa ja era perto do fim, km 5,5.

O que eu senti um pouco de falta, foi da cobertura fotográfica, pois vi apenas a Foco Radical e a Olho no Atleta.

 Mari desfilando elegância e sempre feliz

Ficou em mim o sentimento que eu poderia ter feito em um tempo bem melhor se eu tivesse conhecido antes do trajeto, pois conseguiria ganhar mais tempo no plano e descida e corrido mais regularmente nas subidas, o que me garantiria sem dúvida um ritmo que me conduziria a uma performance mais interessante.
O Frequencimento da Garmin, o Forerunner 620, que eu utilizei na corrida foi simplesmente sensacional, trazendo várias análises que me permitirão melhorar em alguns pontos! Para quem curte correr, vale a pena. 
A Garmin tem um recurso legal que permite você mandar os dados da sua corrida para a rede social deles, que reúne praticantes de esportes em todo o mundo e há um recurso que eles rankeiam, através de posicionamento global, distância percorrida, etc, todos que participaram do evento e usaram equipamentos Garmin. Isso permite que você compare sua performance e veja onde as pessoas acertaram e você não. Fantastico!

Agora, chegamos ao fim do ano e essa foi a última corrida do ano, restando agora apenas os treinos de esteira e de rua, que terão espaço aqui em breve!

2 comentários: