segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Agradável surpresa

Como estou me programando para correr a famigerada meia maratona em 2015 e atingir minhas metas ditas no post anterior, resolvi que não serão os feriado de Natal e Ano Novo que irão me tirar desse foco, pois sei que um dia perdido irá fazer falta na preparação.
Pleno domingo, eu e a Mariana estávamos fazendo nossos exercícios e correndo, sem forçar muito pois afinal de conta, era o último treino da semana e era apenas um regenerativo para dar volume no treino semanal.
Resolvi que correria apenas 5km, sem pressa ou pressão. Corri apenas para me divertir e quando a gente menos espera, as recompensas pela dedicação aparecem em nossa frente.

O primeiro kilometro eu estava apenas trotando leve, aquecendo e soltando as pernas e fiz num pace tranquilo de 6min48s e pretendia manter esse ritmo, sem me preocupar com o tempo. Estava me sentindo bem, sem dores, sem cansaço e sem desgaste aparente.

No segundo kilometro, resolvi dar uma acelerada para ver como eu iria me comportar, pois afinal eu quero achar qual é meu ponto ótimo de ritmo e sem esforços passei a 5min31s pela marca do 2KM e mantive o mesmo ritmo para o 3o KM, onde passei a 5min35s e para minha felicidade, ainda inteiro, sem cansaço ou desgaste.

Será que cabia mais uma apertada no ritmo? Resolvi dar uma acelerada um pouco maior e consegui fazer o trecho em 5min22s, totalizando 23min18s. Confesso que dei uma cansada de leve, mas nada que nao pudesse me recuperar diminuindo o ritmo.

Até então não tinha me ligado que eu tinha passado pelo km 4 com 23min18s, o que me permitiria conseguir atingir a meta de 5km em menos de 30 minutos e movido por essa vontade, resolvi tentar manter o ritmo dos km iniciais e fiz esse km em 5min39s, chegando a marca de 28min57s!

Minha esposa viu a alegria que eu fui tomado quando consegui atingir a marca, pois pra mim foi uma realização pessoal. Sei que é um tempo alto para a maioria dos atletas e que esse tempo não me garantiria nada em termos de resultado final de corrida, acho que no máximo umas 20 ou 30 posições acima, mas para mim, em face a todos os problemas anteriores, foi como se tivesse ficado em 1o lugar numa maratona.


Resultado final foi um tempo de 28min57s para 5km, gerando um pace de 5min47s/km !!

Acho que o tempo poderia ser melhor se eu saísse mais forte no 1o km, mas o que eu mais gostei foi ter terminado inteiro os 5km e ter ficado a nítida sensação que eu atingiria os 10km no mesmo ritmo sem esforço.
Serviu também para eu perceber que diminuir 30s por quilometro percorrido, não é fácil e gera um esforço muito maior do que eu poderia imaginar e posso dizer que eu acredito que não conseguiria para o momento diminuir esses 30s para todo quilometro percorrido, mas vi que não é impossível chegar lá com treino!

Dessa forma eu encerrei a última corrida do ano em ritmo mais puxado e agora vou apenas fazer kilometragem para dar volume, pois percebi que minha cabeça precisa se acostumar com o tempo corrido, o que eu senti nitidamente na corrida do seo rosa, quando fiquei impaciente a partir do km 5.

É isso, feliz Natal e todos e 2015 com muitas realizações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário