segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Corrida Track & Field - Etapa Galleria Campinas - O retorno

Após treinos de fortalecimento de musculatura das pernas, das costas, equilibro do Core, corridas em esteiras e diversas outras atividades que me trariam de volta a corrida, chegou o grande dia!


Dia 30 de novembro de 2014, Shopping Galleria Campinas, para a 2a Etapa da Corrida Track & Field de 2014 em Campinas.

Em Junho de 2013, eu corri a mesma etapa e fiz um tempo de 36min34seg, o que não foi ruim devido a relativa dificuldade do circuito, que tem uma subida bem chata que inicia no km 2,5 e vai até quase o km 4.

Para esse evento, eu não tinha grandes esperanças em tempo bom, uma vez que desde 6 de abril eu não corria em circuito de rua, portanto, eu esperava apenas terminar.

Cabe aqui uma observação sobre algumas coisas, por exemplo que eu antes da lesão, corria meio sem motivação, apenas calçava o tenis e ia pra prova, sem motivação de bater recordes pessoais ou me superar.. apenas corria, terminava e nem curtia o trajeto e tals. Era meio mecânico.

Agora tudo mudou, eu estava motivado, queria curtir a corrida, curtir novamente o ambiente do dia da corrida, sentir o gosto de calçar o tênis, por o chip de tempo, alinhar no pelotão de largada... enfim, todo o ritual que é correr!

Todo esse período de lesão, tenho que agradecer muito a minha esposa por estar sempre ao meu lado, por ter uma paciência fora do comum e nunca me deixar desanimar! A ela, serei eternamente grato!


Curtindo denovo o ambiente das corridas!

Chegamos as 7h00 e eu parecia uma criança, querendo brincar no playground! Chegamos! Chegamos! CHEEEEGAMOOOOOOOOOOOOOOS!!!

Encontramos alguns amigos, novos e mais antigos, conversarmos, demos risada e em pouco tempo já estávamos alinhados para largar.

O Circuito do Galleria é até interessante, pois muda um pouco o ambiente já tradicional do Taquaral e apresenta um novo circuito, com desafios interessantes, mas na largada parece mais uma corrida de obstáculos, pois além da largada ser em uma rua bem estreita, dentro do estacionamento do Shopping, ainda contamos com a presença indesejada de tachões (Aquelas tartarugas que fazem marcação de solo), estrategicamente colocadas para derrubar a galera!

Antes da largada, já combinei com a Mari que ela deveria correr a vontade e não se preocupar comigo, pois eu ia no meu ritmo conservador, pois não sabia como iria me comportar. Vi ela apenas na largada e já misturamos no mar de gente e não a vi mais.

A largada de qualquer corrida sempre te segura bastante e perdemos preciosos segundos correndo em zig-zag para desviar da galera que foi curtir ainda mais que a gente. o 1o kilometro já tem uma subidinha de boas vindas aos corredores, logo de cara que ja da uma dividida no pelotão, e supreendetemente, consegui um pace satisfatório, sem forçar muito de 6min39s/km. 

O 2º km é bem mais tranquilo e da pra correr sem dificuldades, pois é um leve aclive e uma boa descida da metade pra frente, mas fiquei um pouco com medo de deixar o corpo descer solto porque não sabia como meu joelho estava condicionado e tão pouco como meu corpo reagiria a esse impacto, visto que a descida provoca bem mais impacto, assim, fiz um pace bonzinho de 6min12s/km.

A partir do 2º km, temos algumas mudanças significativas no ritmo da corrida, pois até o km 2,5 temos uma bela descida e a partir desse trecho, é uma subida bem acentuada até o km 4. Tentei fazer no melhor tempo possível, mas desgastou bastante. Resultado disso foi que no km 3 passei com pace de 6min44s/km e no km 4 com 7min28s, pois dei uma andada de 1min (acabou a panturrilha).

No ultimo km, tem um misto de descida, plano e subida para o fim, e já recuperado, consegui acelerar um pouco e voltar  ao pace de 6min32s/km.

Um pouco antes de cruzar o pórtico, vi que estava o tempo bruto em 37minutos e lembrei que passei pelo pórtico com 4 minutos, dessa forma, eu conseguiria então quebrar o tempo da corrida passada, mesmo sem forçar o ritmo. Olhei no cronometro do meu relogio e vi que tava na casa dos 33minutos!!! Puxei um ultimo folego e força mental e dei uma acelerada, completando a prova em 33 minutos e 48 segundos, com pace de 6min45s!

 Circuito Track & Field - Etapa Galleria - 5K

Parece bastante tempo se contarmos com os tops e o pelotão que sempre termina a frente, mas pra mim foi uma vitória! Conclui sem dores, sem dificuldades e sem forçar ! Meu coração respondeu bem tbm, ficando com frequência na casa dos 170 de média!

Senti o gosto da vitória e uma sensação maravilhosa de satisfação! Agora me bastava pegar a medalha e comemorar com a Mari, que também cruzou a linha de chegada em seguida!

 Essa foi suada!

Vencemos!

A organização da prova é fantástica, o circuito é bem legal e dou uma nota 9, pois acho que precisam arrumar a largada, que é bem perigosa!

Para mim, o gosto de conseguir voltar as corridas, voltar a ter uma vida normal, é algo que não consigo expressar em palavras, mas serviu como uma lição pra mim, e ao concluir a prova, lembrei daquela Medalha amarga da corrida da Longevidade, que falei no post passado, e de como ela foi importante para que eu chegasse até aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário