quarta-feira, 27 de abril de 2016

O fiasco chamado "Corrida Oba 2016"



Pensem numa corrida legal, bem organizada, bem estruturada, com fartura de água e um evento memorável, tanto para quem já corre como para quem está iniciando nesse mundo. Quem já correu alguma etapa da Corrida Oba dos anos anteriores, possivelmente pensariam em indicar essa corrida para concretizar esse pensamento, certo? 

A resposta é SIM, mas só até 2015, por que a versão 2016 foi uma das PIORES corridas que eu já tive o desprazer de participar.

Vamos ao evento e entenderão o motivo.

A Corrida Oba sempre foi marcada pela fatura de alimentação pré e pós corrida, por água geladinha durante o trajeto e de pessoas sempre sorridentes da organização. Entretanto, esse ano de 2016, o que vimos foi uma total mancha na tradição dessa prova. A começar que a largada foi aquela bagunça tradicional de toda corrida que larga da Arautos da Paz, que inclusive eu já disse inúmeras vezes que não suporta largadas, naquele local, com corridas acima de 1.000 pessoas, pois para você conseguir largar, precisa escalar barranco, passar no meio de mato ou simplesmente aceitar que você vai largar muito atrasado (dessa vez demoramos mais de 6 minutos para passar pelo pórtico, esperando na calçada um mundo de gente largar), pois a rua é curta e poderiam muito bem largar la perto do ginásio do taquaral, igual eram as Corridas Integração de outrora.

Enfim, era um calor insuportável, com temperatura altíssima pela manhã, o que indicava que a hidratação deveria ser observada com muito cuidado, ainda mais por ter diversos atletas novatos, idosos, gordinhos e gordinhas despreparados e que sofreriam durante o trajeto da corrida.

Apenas para conhecer o trajeto, a imagem abaixo ilustra os trajetos de 6k e 8k, sendo que 6k era caminhada e 8k corrida. A caminhada dava uma volta na Lagoa e a corrida ia até o Hotel Vitória e retornava.

Trajetos disponíveis


Durante a largada, ouvia-se em alto e bom som a organização falando "teremos pontos de hidratação a cada 2km".

E largamos. Meu Deus, quanta gente! E a prova tem vários gargalos de passagem, queria ver como seria.

Eu estava bem tranquilo, pois combinei com o Rafael Hirata que iríamos fazer uma corrida For Fun, socialzona mesmo, apenas para conversar e fazer um volume para preparo da meia maratona que se aproxima.

Logo na descida da Norte Sul, já tinha um prenúncio do que teríamos pela frente.

Um mar de gente.


Logo no primeiro posto de hidratação, já o primeiro problema: eram apenas duas mesas e que não deram conta de dar água para os corredores e pior que isso, orientavam que logo a frente teria mais. Entretanto, esse LOGO seria apenas no km 4,5 e para surpresa geral, já tinha acabado a água.

E o sol rachava.

E continuava a Norte sul, agora já no volta para o Taquaral e no KM 6, tradicional ponto de água, também não tinha mais. Nem no km 7... muita gente quebrando na prova e sofrendo com o sol forte e a organização simplesmente não teve a competência de prover um minimo de infraestrutura.

Ainda para piorar, os fiscais da prova e da companhia de trânsito eram grossos, ofendendo os participantes sempre que possível.

Outro grande problema foi a placa de kilometragem, totalmente fora do seu posicionamento! No km 6 ainda tinha placa do km 4 e o mais bizarro foi no km 7,7 ter a placa de 7k. 

Calor, falta de água e falta de organização. Essa foi a OBA 2016!


Vergonha, Oba, Vergonha.

O veredicto  é que eu me senti enganado pela propaganda da prova, que prometia água a cada 2km e não recebi nada em 8km. Não recomendo mais essa prova pra ninguém e passei a ser um grande crítico negativo dela. Pelo menos até que tomem vergonha e realizem uma edição decente e não essa coisa ridicula que foi essa etapa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário