quarta-feira, 6 de abril de 2016

Novos objetivos

Fiquei um tempo sem escrever no blog, mas confesso que estou feliz por que várias pessoas me solicitaram continuar, pois utilizavam dele para manter sua prática esportiva.
Eu costumo dizer que iniciar é metade de toda a caminhada, mas persistir que é o difícil. Confesso que em diversos momentos eu pensei em parar de treinar e correr, pois a rotina de treino não é nada agradável, mas quando você vê sua evolução e o grupo de amigos novos que formou, isso revigora sua vontade e voce permanece em frente.

Minha última corrida oficialmente inscrito foi a São Silvestre, que renderá uma postagem a parte aqui e foi o último marco da minha promessa & meta para 2015, concluída com sucesso!

Entre a última postagem e hoje, não deixei de treinar nem uma única semana, persistindo sempre e quando não posso ir no grupo oficial de corrida, eu faço meu treino sozinho, mas devo dizer que passei por períodos difíceis, mas sempre consciente do que seria, pois estava sendo treinado por um profissional.

Corrida em Indaiatuba
Em dezembro, pouco antes da prova da Sao Silvestre, fui fazer minha segunda corrida em Indaiatuba, que se deu no circuito tradicional da cidade, em volta de um bonito parque, próximo a prefeitura, com distância de 5 e 10km.

Na primeira vez que corri no circuito, curti muito o trajeto, pois ele é quase plano, com um pequeno mas longo aclive no km 3 ao km 4, mas nada que complique demais a vida. Como o tempo estava agradável, o tempo foi satisfatório, com 25min06s o circuito de 5km.

Entretanto, na segunda vez, fui experimentar o circuito de 10km, junto com o amigo Fábio Backes, que iria debutar nos 10km, mas o calor estava assustador! Completamos os 4km iniciais bem tranquilos, com pace médio de 5km/min, mas quando pegamos uma parte menos arborizada e com calor e sol absurdamente fortes, eu repensei a estratégia, pois quebrei no km 4. Comecei a sentir fraqueza e resolvi que encerraria minha participação nos 5km mesmo. O tempo foi bem ruim, com 27min de tempo total para 5km.

Mas valeu a experiência!

Treino, treino e mais treino

Após essa corrida, veio a São Silvestre, mas como eu disse, esse será um post a parte, pois veio a coroar um ano muito bom para mim.

Em meados de dezembro, iniciei uma parte do treinamento que é chamado de base, onde você fortalece musculatura, ganha peso, fica mais forte na parte física, tudo buscando ganhar velocidade para a corrida, através de treinos de hipertrofia na academia.

Foram 2 meses e meio de hipertrofia pura, com músculos ficando mais fortes e consequentemente, eu ficando mais 'pesado'.

Comecei a sentir um sério desanimo nos treinos de corrida, pois eu tinha perdido a resistência de correr distâncias, apesar de estar bem rápido em tiros curtos. Eu que corria 15.. 16km de boas, mal conseguia fazer sem sofrimento 3km.

O treinador dizia: é normal, relaxa e faz o treino que te passei. Confiei nele, mas essa etapa do treinamento foi a que quase me fez desistir de treinar e correr, pois todo treino era um baita sacrifício.


Cresce, cresce, cresce

Entretanto, esses treinos difíceis serviram para que eu ficasse mais focado nos treinamentos e estabelecesse novas metas para 2016/2017. Sim, metas para 2 anos, pois o objetivo é ousado. Já adianto que uma das metas é concluir uma maratona em 2017.

Serviu também esse período para reforçar a amizade com o pessoal do grupo de corrida, já que não dava para performar, servia pelo menos para a corrida social. Vi também a evolução da galera de forma bem expressiva, vi novas pessoas se juntando a nós e muita superação no dia a dia do treino.

Quase uma família

Hoje, dia 06 de abril de 2016, minha rotina de treinos passou a ser legal denovo, já estou conseguindo correr mais tranquilamente distâncias mais longas e de fato com mais velocidade. O período de base também foi bom para aperfeiçoar a técnica de corrida, corrigir algumas posturas e cuidar de algumas antigas lesões.
Vida de corredor é isso, a gente sofre para poder tirar uma foto legal no fim da corrida, sorriso de superação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário