sexta-feira, 12 de junho de 2015

Treinando e atingindo resultados

Desde fevereiro estou juntamente com amigos fazendo parte de um grupo de treinamento para corrida, mas isso eu já disse inúmeras vezes em posts passados e não visitarei esse tema de novo, pelo menos não da forma que já foi uma vez abordado.

Quando eu voltei as corridas, em 2012, sentia uma grande dificuldade em completar distâncias, independente de quais fossem, pois enfrentava uma série de inimigos fortes: mente fraca, sem foco, sem preparo, sem objetivo, sem métrica e  principalmente sem a força motriz da vontade.
Sempre fui muito competitivo em minha vida, porém a maioria das etapas onde eu busquei performance acima do permitido pelo meu corpo, eu me ferrei bonito, e por isso carrego inúmeras lesões até hoje, as quais nunca foram tratadas adequadamente e por isso persistem.

Deixa eu apenas citar alguns números aqui. Eles são de um post mais antigo, especificamente de 14 de janeiro de 2015, que pode ser acessado através desse link: Melhores Marcas

Nesse post, eu trago uma narrativa sobre começar a treinar com a técnica correta e também elenco minhas melhores marcas até aquele momento para distâncias as quais eu havia corrido. Eram:
  • Melhor marca para 5km: 32min08s (Taquaral) - 30/12/2014
  • Melhor marca para 6km: 37min40s (Corrida Seo Rosa 2014) - 14/12/2014
  • Melhor marca para 10km: 1h11min (Corrida Integração) - 29/09/2013
  • KM mais rapido: 4min58s
Detalhe que eu nunca havia feito uma prova/treinamento acima dos 10km.

Em outro post, chamado Metas para 2015, eu faço outra narrativa em cima do treinamento, mas agora tentando estabelecer marcas a serem batidas em 2015 e o desafio estava lançado até 31 de dezembro de 2015. Eram os desafios:

  • Fazer 5km em menos de 30 minutos;
  • Fazer 10km em menos de 1h10min;
  • Fazer uma meia maratona, independente do resultado, importante é completar. 
  • Correr a São Silvestre.
Quando eu estipulei esse desafio, era baseado nas minhas marcas à época, considerando que eu havia sofrido uma grave lesão na coluna (a hérnia) e quando atingi essas marcas, eu corri com extremo sacrifício e sinceramente não acredita muito que conseguiria batê-la nesse prazo de 1 ano. Pra falar a verdade nem sabia se continuaria correndo por um longo tempo, se sentia a lesão, etc.

Fiquei uns 2 meses sem postar quase nada de relevante no mundo das corridas, mas resolvi voltar quando um amigo meu me perguntou como estava indo minha batalha pelas metas de 2015 e como estavam meus Recordes Pessoais, que o Leo Nista chama de Recordes Pessoais Mundiais. E ali eu percebi que tinha gente me acompanhando e torcendo por mim. Assim, resolvi voltar a postar e trazer atualização das informações.

Devo dizer que as 2 primeiras metas, 5k sub 30' e 10k sub 1h10', eu já atingi e com louvor até. restando apenas o 3º e 4º desafios, que se tudo der certo superarei em breve, pois já estou inscrito em uma meia maratona (Golden Four Asics - São Paulo) para o dia 2 de agosto de 2015 e já organizando para ir na São Silvestre desse ano, aguardando apenas abrir as inscrições.

Quando eu consegui pela primeira vez vez bater a marca de 5km em menos de 30', foi uma conquista individual fantástica pra mim, pois achei que fosse ser muito difícil tirar mais de 2 minutos em apenas 5km, pois seriam quase 30s por kilômetro, um valor consideravelmente alto e quem corre sabe disso. Porém, na 1a corrida do ano, a Net Shoes Race , consegui cravar um 27 minutos e 42 segundos, o que me deixou bem feliz.

Desse dia em diante, nunca mais fiz em prova um tempo acima de 30 minutos os 5km, o que me deixa até hoje muito feliz.

Em marco, teríamos uma corrida em Campinas chamada Meia Maratona Amil Campinas, distâncias de 10 e 21km. Até aí, sem problemas, pois já tínhamos corrido essa prova 2 anos seguidos, já conhecendo o percurso em sua totalidade. Mas tinha um problema: eu e a Mariana iríamos voltar de viagem de 20 dias no exterior algumas horas antes do dia da Amil, o que sinceramente assustava a gente pra saber se suportaríamos o esforço ou até mesmo se conseguiríamos acordar para ir. Apesar disso tudo, corremos bem soltos e marcamos ali bons tempos e eu superaria a marca então dos 10km sub1h10, completando a distância em 1h05'19''.

Ao completar essa prova, eu senti uma ponta de esperança, pois eu corri me segurando o percurso todo, com medo de quebrar por causa do cansaço e mesmo assim fiz um bom tempo. Assim, decidir conversar com o professor de corrida e ele havia me dito que eu bateria ainda esse ano uma marca que é divisora de águas para a galera da corrida, que é o sub60 dos 10km, ou seja, correr 10km em menos de 1 hora.

Eu achava uma marca praticamente impossível de bater, uma vez que conversei com muita gente e eles diziam que o sub60 é uma marca mental, que tem muitos corredores que simplesmente não conseguem bater esse tempo e acaba virando uma dor de cabeça inacreditável e quebra de confiança grande também.

Continuei a rotina de treino e via melhoras a cada dia mas também via o treino ficando cada vez mais "faca na caveira", fazendo eu ficar cada dia mais fisicamente esgotado durante os treinos.

Em maio, dia 17 mais especificamente, correríamos eu e a Mariana a 30ª Corrida da Tribuna, em Santos/SP,  circuito que tem apenas 10km, ao nivel do mar, totalmente plano, mas eu farei um review da prova em uma próxima oportunidade. No treinamento que antecedeu a prova, o Cido (treinador) disse que eu faria meu melhor tempo de 10km nessa prova, que eu poderia ficar confiante disso e depois contar pra ele. Bem, apenas para dar spoiler, eu fiz em menos de 60min os 10km!!

Para o post nao ficar muito longo, quero partir direto para as considerações finais e atualizações das marcas.

Treinar é super importante e sim, o treino faz excelentes atletas, assim como o talento nato também, porém é apenas com a combinação do treino levado a sério, aliado com o talento E a disposição que faz o campeão. Jack Daniels diz em seu livro "Formula de Corrida de Daniels" que existem diversos tipos de atletas, mas vou me focar apenas em dois: Os que são motivados, determinados, esforçados, treinados e talentosos e por causa disso viram grandes Campeões e lendários e os  determinados, esforçados, treinados e com uma grande vontade de superação, que compõe os bons atletas e que atingem também o estado de satisfação, mesmo que nunca se tornem grandes campeões.

Eu me encaixo evidentemente no segundo grupo e posso dizer que o treino foi o rebocador para que eu pudesse atingir minha satisfação e realização. Treinem, vale a pena, mas ninguém está dizendo que o treino é legal e empolgante no dia a dia e sim que a recompensa vale a pena.

E para atualizar as marcas, considerando os tempos oficiais de prova e não pelo meu relógio

  • Melhor marca para 1km: 4min09s
  • Melhor marca para 1 milha: 6min59s
  • Melhor marca para 5km: 27'35s (Corria Net Shoes) - 08/02/2015
  • Melhor marca para 6km: 34min21s (Corrida Tribuna) - 17/05/2015
  • Melhor marca para 10km: 58min59s (Corrida Tribuna) - 17/05/2015
 E os objetivos:
  • Fazer 5km em menos de 30 minutos;
  • Fazer 10km em menos de 1h10min;
  • Fazer uma meia maratona, independente do resultado, importante é completar. 
  • Correr a São Silvestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário