sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Subindo, subindo..

Desafio da subida sempre desafia seus limites

Todo mundo que corre tem um pesadelo em comum, independente do condicionamento físico ou do tempo que corre, que são as subidas. Em maior ou menor nível, elas sempre costumam ser o divisor de águas dos atletas, pois é ali que "a criança chora e a mãe não sabe".

Já corri em diversos circuitos e localidades e já enfrentei umas paredes de asfalto que não são fáceis e sempre tive extrema dificuldade com elas, o que me resultava na maioria da vez uma caminhada ou um trote tão lento que andando eu talvez fosse mais rápido.

Mas o grau de dificuldade delas diminui de acordo com o domínio da técnica de respiração e de pisada/passada e claro, conforme seu condicionamento. Lembro-me perfeitamente que eu tinha uma "Inimiga Nº 1" na vida que era aquela subida do Taquaral, ao lado do "Malhometro" e do Aeródromo. Pra mim era intransponível essa barreira!! Mas com muita persistência, eu fui aprendendo a enfrentá-la e hoje não me assusta mais, apesar de ser bem chatinha de ser vencida.

Subida do Taquaral

Dentro ainda dessa linha, existem diversas outras que posso citar que já me causaram canseira, algumas curtas, algumas longas e cada uma colocada no pior ponto possível, pra torturar mesmo parece. 
Por exemplo: 

  • A subida do km 2 e 3 da Track & Field - Etapa Galleria Campinas, pois eh uma subida longa, com sol na cara, bem inclinada e vem em seguida de uma baita descida. Judia bastante !
  • Subidinha curta da Corrida Integração, que liga a Av. Orosimbo Maia a Av. Barão de Itapura, km 4. Ela é curtinha, mas é bem inclinada e dificilmente ali não vemos a maioria caminhando para vencer a rampa.
  • Subidas do km 4 e 5 da corrida do Seo Rosa, pois são duas rampas bem inclinadas, com uma complicação extra no km 4 pois trata-se de um acostamento de rodovia, então tem uma bela queda pra lateral que faz você correr todo torto.
  • km 8 ou 19 da Meia Maratona Amil (10 ou 21km), que é do lado do Laurão. Aquilo é desumano, mas é uma meta minha subir sem me arrastar um dia.
  • Subida do km 6 da Corrida do Oba, que é aquela subida que liga a Norte Sul ao Taquaral, do lado do antigo Correio Popular. Essa eu vi gente chorando!
E uma bônus, que a galera deve concordar que é aquele pequeno e potente veneno num frasquinho minúsculo, que é aquela voltinha da Praça Arautos da Paz no sentido horário, que fica estrategicamente colocado nos últimos 200 metros das corridas no Taquaral, que serve pra você sair na foto de chegada com cara de acabado! Quem nunca né? 

Conhecem mais alguma subida sinistra?  Comentem ai e façam suas listas!

Esse post eu fiz para comemorar na verdade uma etapa vencida nos treinos de corrida, que é exatamente vencer rampas. Sempre tive sérias dificuldades com ela e todo o pace maravilhoso que eu fazia no plano e declive, perdia na subida. Minha cabeça sempre desistia antes do corpo além de tudo.

Swiss Park Campinas - Paraíso das subidas infernais

Com a técnica correta de pisada, respiração, condicionamento físico e o estimulo social da corrida, encarei um desafio que pra mim era impossível de ser vencido! Ontem em nosso treino de rodagem, tivemos como meta rodar apenas 40 minutos pelas ruas do Condominio Swiss Park e quem conhece a região sabe que ali é praticamente uma Montanha Russa! Tem uma Avenida principal que possui uma desafiadora rampa de mais de 50 metros de desnível, que de carro é chata de ser vencida, imagina correndo!? E ontem eu venci! Consegui correr ela inteira e continuar o percurso estabelecido pelo professor! Não vou dizer que não cansei, porque qualquer um ali cansaria, mas a euforia de ter passado por esse obstáculo, foi algo indescritível!

Terrível subida do Swiss Park Campinas

 Quem quiser ver a atividade de ontem, pode ver na rede social da Garmin, clickando aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário