sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

As planilhas prontas

Em meados de dezembro, conversando com o meu amigo Rafael Hirata, falávamos sobre os desafios vindouros, uma vez que estava liberado pra voltar as provas e ter feito ja 2 provas sem dificuldades e sem resultar em dores.

Assim, chegamos ao assunto de Planilhas de treinamento, tão comuns em todos os sites de corrida, em todos os lugares e revistas sobre o assunto, sempre com aquela promessa de "Voe nos 5km", "10km em menos de 50 minutos", "16 semanas de preparação para a meia maratona XXX" .

Confesso que eu sempre via essas planilhas e sempre achava um saco ficar vendo aquele monte de siglas e tempos, determinando seu pace, etc etc. Não sabia se funcionava ou não, mas pelo tanto de ofertas desse produto, não é possível que seja ruim e ineficaz não é? Pensando assim, decidimos seguir uma planilha que preparava para uma Meia Maratona em 16 semanas.

Por 6 semanas, eu segui a planilha a risco, fazendo um volume semanal de corrida bem elevado e confesso que teve um dia que fiquei feliz, pois botei a prova os resultados da planilha e corri bem no Taquaral junto com o Rafael. Inclusive até citei em um post passado esse dia.

Durante semanas eu fiz o treino e de fato melhorou bastante meu condicionamento, tempo, velocidade, pace, etc. e na 7a semana, surgiu a oportunidade de ter uma aula com um técnico de atletismo, gabaritado e tudo mais e na conversa preliminar que ele teve, informei que tava seguindo uma planilha e tal e ele me disse para parar com a planilha. Eu disse que estava melhorando e ele falou assim: "a curto prazo sim, mas a longo prazo qual será a consequência?".

Exemplo de uma Planilha de Corrida


Ele colocou alguns argumentos que de tão óbvios, eu estava cego a eles. Por exemplo: em nenhum lugar considera o seu peso, não considera seu biotipo, não considera suas características particulares, não orienta sua mecânica, não informa como medir se você está avançando ou não, como proceder caso aconteça algo que você nao possa treinar naquele dia, e assim vai.

A partir desse momento, eu passei a refletir melhor no que ele disse e de fato eu estava totalmente errado. Sempre critiquei quem faz algumas atividades que precisam de acompanhamento de um profissional da área por conta apenas por considerarem simples ou de conhecimento geral, como por exemplo deixar um eletricista fazer a instalação elétrica da casa sem um projeto, um pedreiro construir uma casa sem orientação de um engenheiro, etc.

Decorridas algumas aulas desde aquele dia, descobri que eu fazia tudo errado e era por alguns erros que eu não progredia no tempo, por que eu cansava antes da hora e diversas outras coisas que eu não sabia como melhorar. Ontem tivemos um treino de condicionamento pesado, que se eu tivesse treinando sozinho, com certeza eu teria abandonado no meio por achar que estava no meu limite, mas continuei e percebi que minha cabeça tinha desistido, mas o corpo ainda aguentava muita coisa.

 
Treinos para melhorar postura, mecânica, performance

Dessa forma, ontem anotei mais uma no meu caderno da vida, mais uma lição do quão fantástica é a vida nesse mundo de corredores: o sentimento indescritível de liberdade misturado ao sentimento de superação constante. Tudo isso suportado pela técnica!

Assim, a minha antiga planilha geral de treino foi pro lixo e hoje estou me sentindo muito melhor preparado e seguro dessa forma, com análise individual e orientação personalizada. Recomendo!

EXTRA:

Nosso grupinho de corrida começou bem tímido, com apenas 4 pessoas. Abaixo a foto de como está nossa turma:

Running & Wellness

3 comentários:

  1. Vai voar em pouco tempo Shido!
    Realmente essas planos são um perigo, já me machuquei uma vez treinando por conta(revista Runners).

    Parabéns pelo grupo, está crescendo!

    Logo faremos uma prova juntos, mas antes preciso treinar para te acompanhar!

    Vamo que Vamo!

    Leonardo Nista
    Corro por Correr

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa materia!!!
    Estava seguindo de uma planilha de 8 semanas para correr 10 km, será que estou fazendo certinho? Rs... porque a minha meta é correr 15 km da corrida Sao Silvestre.
    Beijinhos, Magu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magu, sinceramente eu passei a treinar por uma planilha visando a meia maratona e achei que tudo estava indo bem, aumentando o volume de treino e etc, mas fui convencido, tanto na argumentação teórica quanto na prática, que essas planilhas são meio criminosas, pois não consideram caracteristicas particulares, como peso, lesoes, mecânica, fortalecimento, técnica, etc.

      Hoje eu prefiro passar longe! Voce pode ter excelentes assessorias de técnicos por valores bem aceitáveis, de 50 a 70 reais/mes!

      Excluir