terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Correr ou Completar uma prova?

Recentemente tenho lido bastante artigos sobre corrida e alguns deles me deixam pensativos, mas o que mais me causou reflexão foi "Você corre ou completa a distância de uma prova?". A princípio, parece uma pergunta meio redundante, mas que se difere completamente quando analisada por um corredor ou por um atleta amador.

Quando me aventurei no mundo das corridas, essa pergunta não faria o mínimo sentido, uma vez que era a mesma coisa, pois eu "ia correr a Corrida Integração!"... Será?

Lembro como se fosse ontem que eu não tinha nenhuma ambição para a prova que não fosse além de completar! Isso pra mim era correr uma prova. E eu fiz! Com quase 1h20min, mas completei e venci meu desafio particular. Mas eu corri a corrida? Não!

Sem objetivos, sem conquistas. Desistir é sempre o caminho mais fácil

Correr a corrida hoje pra mim tem outro significado e ele só ficou claro na minha cabeça quando eu entendi que a minha limitação antiga era mais comodismo meu do que qualquer outra desculpa que eu pudesse inventar, pois eu completava a prova e confesso que em NENHUMA delas eu consegui completar no mesmo ritmo da largada ou ainda com split negativo (2a metade da prova com tempo menor que a primeira metade) e também nunca consegui fazer a distãncia total sem caminhar pelo menos um período para me recuperar. Dessa forma, entendo que eu nunca Corri uma prova inteira.

Sei que parece uma visão mesquinha da minha parte, mas hoje eu entendo que para ser considerada de fato uma "Corrida", é preciso ter preparação, planejamento de objetivos, definição de metas e atingir essas metas. Se eu andar durante o circuito, significa que eu não estou preparado para aquela prova total, o que não tira meu mérito por completar e talvez tenha sido uma prova para curtir o circuito, os amigos, desafiar algumas mini metas (como 1km mais rápido, terminar melhor colocado que a corrida anterior, menor tempo que o tempo anterior, etc) ou outro sentido qualquer.

Vencer desafios, esse é o sentido da vida
Eu no começo achei essa análise meio tosca pois li num blog de um profissional da corrida e pensei "Fácil falar quando você vive disso e ganha pra isso" e eu percebi que essa minha negativa era mais uma afundada no lamaçal das justificativas e resolvi considerar como válida a afirmação do atleta, pois ela se repetia mais e mais em outros artigos que eu lia e cada argumento que eu via, fazia mais sentido na minha cabeça.

Hoje eu tenho uma meta pessoal de completar os 21km, pois tenho plena convicção que não consigo ainda correr continuamente a meia maratona, mas chegará um momento que eu me desafiarei a correr uma meia!

Hoje eu já posso dizer que corro 6km, pois consigo atingir essa marca com certa regularidade sem diminuir ritmo e/ou sofrer muito, exceção feita aos circuitos muito inclinados, que talvez eu precise diminuir o ritmo ainda, mas trajetos normais, vai de boa! Uma boa métrica pra mim é que eu consigo agora fechar uma volta no Taquaral tranquilamente em 28 minutos e talvez com treino consiga melhorar mais ainda, buscando quem sabe um sub25

Ainda quero tirar essa foto antes da prova de 21km
Meu próximo desafio é Correr os 10 km abaixo de 1h, o que me garantiria que estou conseguindo manter o ritmo dos 6km até os 10km. Quem sabe?

2 comentários:

  1. Fala Shido!!

    Também já passei por esse questionamento, é muito complicado, mas vou falar, 70% é tudo culpa do seu psicológico. Quando estiver querendo caminhar, desde que não tenha quebrado, pense em algo forte, desafiador, sei lá, pense que "se for pra desistir, desista de ser fraco" - Detilli, Will.

    Abraços, boas corridas é Vamo que Vamo!

    Leonardo Nista
    Corro por Correr
    Www.Corroporcorrer.Com.Br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falae leo, valeu pelo comentário (alguem comenta nisso aqui).

      Eu estou seriamente comprometido com meu psicológico e li diversas vezes que "a cabeça desiste antes que o corpo" e levo isso bem a sério agora, não deixando me abater de jeito nenhum.

      De fato, os treinos com um Coach estão trazendo ótimos resultados, além de ser um treino divertido, para aliviar a cabeça do dia ou da repetição da sala de musculação/esteira.

      Volte a escrever poxa, ja li seu blog quase inteiro e não comentei pq não sabia se você ainda lia.

      Vamo que vamo!

      Excluir