quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Forma e Condicionamento Físico!

Constantemente vejo pessoas duvidando da eficácia dos treinamentos físicos no que se refere tanto a condiconamento quanto a forma física que você tem como resultado ao longo do tempo, pois não raramente as pessoas dizem "ah, eu vou faz 2 meses na academia e não vejo resultado".

Não vou entrar no mérito se a pessoa treina corretamente ou não, e também acho desnecessário lembrar que nós somos em grande parte o que nós comemos. Então, vamos considerar que realmente as pessoas estejam fazendo tudo corretamente. Vocês acham sinceramente que em 2 meses os resultados serão expressivos? Quando estamos obesos ao ponto de nos incomodarmos, é por que já passamos faz tempo do aceitável, pois é relativamente fácil de nos iludirmos e acharmos que está tudo bem. Eu mesmo já passei por essa negação pessoal e não percebi o quanto eu estava fora de forma.


Tem uma foto que eu gosto de ver e por mim eu colocaria todo dia no meu armário para que eu nunca esqueça do quão mal faz deixar o corpo parado e simplesmente esquecer dele. A foto retrata o meu maior peso em vida, que foi de 99,9kg. Eu sempre fui uma pessoa de peso relativamente alto, por volta dos 86 kg, mas nunca foi obeso, pelo contrário, eu era até de aparência magra.

Essa foto é um tapa na cara diário de como eu não devo me descuidar.

A foto a esquerda sou eu no meu maior peso, perceba como tudo é inchado, aparência de sofrido e cansado. A direita o Rafael Hirata, com seu cabelo sem-comentários. Vejam que apenas de olhar você já percebe que ali não tem saúde em harmonia com a vida diária.

A direita, somos nós dois 2 anos depois, na 30a Corrida Integração, eu já com 9kg a menos, mas com uma aparência totalmente diferente e o cara da esquerda é o mesmo Rafael, também visivelmente mais magro e com cabelo mais incluso-na-sociedade.

Meu menor peso depois que atingi a idade adulta foi de 82kg, conforme vocês podem ver na foto abaixo, em 2004 na Corrida Integração, juntamente com meu amigo de sala da Faculdade de Engenharia Civil, Marco Antonio, vulgo Payacã!

 

Lembro que essa época de 2004, correr não era algo tão popular igual hoje e também nem eram tão caras. Eu era totalmente alheio ao mundo e corria com um tenis de R$ 99,00 , sem nenhuma camisa própria, relógio, frequencímentro e nem nada disso, apenas a boa vontade mesmo. E lá se vão 11 anos.

Mas voltando ao peso, eu demorei 2 anos para perder de forma "sustentável" esses meus muitos quilos a mais. Mas nunca tive pressa para chega a lugar algum. Procurei uma profissional da área de nutrição, mas quis evitar aqueles malucos que mandam você comer peito de faisão e figo da mesopotâmia e me desse a possibilidade de me alimentar com o que me era disponível, senão não tinha como fazer a dieta vingar. Dito e feito, e em apenas 4 meses, com auxílio da academia, eu já tinha perdido 4kg!.

Que fantástico! Mas eu disse 4 meses?! Sim, 4 meses de dedicação. Compara com a frase acima dos 2 meses e nenhum resultado, e olha que nem levamos em consideração a dedição e a retidão nos exercicios e na alimentação.

O que eu quero dizer com isso é que não existe milagre na vida. Você não consegue nem engordar rapidamente, quanto mais perder essa gordura que acumulou. Somente com persistência e dedicação você alcança o resultado e ele vem lentamente, não acredite em fórmulas mágicas. Hoje, 3 anos depois  de ter iniciado a dieta, estou com 89kg, mas dos meus 42% iniciais de gordura restaram apenas 15,9%, a musculatura é visível, a forma física é indiscutível e o condicionamento, vocês acompanham no dia a dia das postagens, é de boa pra cima.

É certo que você precisa ter uma motivação para continuar quando os resultados não vem e sei que muitas vezes a cabeça põe você a nocaute, mas tente ter alguém especial te motivando, tenha uma meta e não desista. No meu caso, minha maior motivação era minha esposa, que entrou de corpo e alma comigo nessa batalha, não me abandonando nenhum dia sequer e a ela sou muito grato. Obrigado Mariana Monteiro!

Posso me dar ao luxo de no sábado sair para jantar ou almoçar sem peso na consciência. Alias, pelo contrário, saio para comer bem e o que eu quero com um sentimento agradável de recompensa e bem estar, afinal, agora eu posso e mereço.


Resultado de dedicação e persistência: Fininho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário