terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Corrida Social


 
Quem pratica a corrida sabe quem existem partes do treino que exigem rodagem um pouco maior do que o usual, os chamados Longões ou apenas treinos de rodagem. São treinos que se roda com menor velocidade, sem compromisso com o desempenho em ritmo e velocidade, o que torna necessariamente mais demorada a sessão de treino.
Lembro ainda que é solitária a época de treinos para melhora de desempenho, onde você precisa constantemente estar no seu limite, forçando-o para conseguir condicionar seu corpo a realizar a atividade dentro do seu alvo.
O treino de rendimento consome muita concentração, pois exige técnica e esforço acima do normal, enquanto que o 1o, exige foco e determinação.
Ambos os treinos podem ser melhorados quando se tem companhia, mas gostaria de dar ênfase apenas quando são treinos de rodagem, pois é onde o que manda é a cabeça! Quando temos que rodar, 8, 10, 15, 18, 20km ou mais, em um ritmo mais lento apenas para cumprir o volume determinado, seus pensamentos acabam e ter uma pessoa ao lado para conversar é de fato o que pode fazer a diferença. Apenas para ficar mais claro, esse tipo de treino costuma ser em velocidades que permitem a fácil comunicação entre as pessoas realizando a atividade, por isso, é de certa forma uma Corrida Social.

Corrida Social

Quem nunca experimentou esse tipo de corrida deveria colocar elas em seus treinos semanais e caso não goste de dizer que treina e sim apenas 'corre para se divertir ou entrar em forma', recomendo mais ainda. Conversar sobre o dia, sobre novidades, feitos e fatos, permitem que a cabeça se livre um pouco da noção Espaço x Tempo e tudo se torne mais agradável.
Eu tenho a felicidade de ter diversos parceiros de treinos, pois faço parte de um grupo de Corrida, onde as pessoas são realmente fantásticas, além de ótimos amigos e muitos vizinhos!

Amizades de corridas

Lembro em um tempo passado, quando eu não tinha condicionamento aceitável para correr longas distâncias, que sempre tinha a companhia do Rafael e da Mariana, e curiosamente nos três tínhamos ritmos e condicionamentos completamente diferentes, mas quando faziamos a Corrida Social, terminávamos sempre juntos e um incentivava o outro. Talvez esse tenha sido um grande fato motivador para que eu sempre buscasse mais e solidificasse mais ainda a amizade.

Quase uma familia

Uma coisa que eu quero dizer aqui é o quão importante essas duas pessoas foram nessa minha vida de corredor amador, a Mariana (minha esposa), e o Rafael (meu amigo). Foram essas pessoas que sempre estiveram ao meu lado durante todo esse tempo e nunca desistiram de mim. A minha esposa por sempre me dar apoio e cuidar de mim enquanto eu estava machucado e o Rafael por sempre estar me acompanhamento em eventos e treinos e sempre me puxando quando eu tava meio desanimado! Obrigadão de verdade. Recomendo à todos terem amigos e companheiras para correr ou fazer qualquer atividades juntos, pois é mais fácil e recompensador sempre!

Um novo dia, é sempre dia de treinar denovo

O mais interessante é que quando você cria amizades no mundo da corrida, essas pessoas passam a quase virar uma família ! Somente um corredor entende um corredor, entende os benefícios dessa atividade, tanto corporal quanto mental, e entende a graça de conversar sobre pace, tempo, subida, velocidade, distância, desafios e outros verbetes próprios desse Universo!

Tem coisa que só quem corre vai entender
O novo incentivo!

Eu iniciei esse blog para que eu organizasse meus pensamentos e que eu não deixasse que o tempo apagasse minhas memórias, tanto de sofrimento quanto de conquistas. Lembrar do que eu era e o que eu me tornei, quem foram as pessoas que participaram dessa caminhada, etc, mas nunca tive a mínima pretensão de ter seguidores e muito menos de ser inspirador para ninguém, afinal, eu estava escrevendo sobre minhas experiências e individualidade.
Para minha surpresa, após algumas postagens, diversas pessoas vieram falar que estavam lendo meu blog e gostando das postagens e isso me deixou bem feliz! Entretanto, nada me motivou mais do que um punhado de amigos que vieram me dar seus feedbacks em relação ao meu blog! Sem eu pedir!!!!!!! Vocês não imaginam o quão gratificante foi para mim saber que muitos iniciaram a caminhada ou corrida depois de se animarem ao ler sobre minhas dificuldades e superações e como isso mudou a vida de várias pessoas e casais!

Palavras motivam, mas exemplos arrastam!
Devo apenas dizer que meu blog é e sempre será apenas um registro de minhas experiências, mas fico extremamente feliz que ela passa a ser compartilhada e motivicional para quem acompanha e talvez eu comece a entender qual a alegria de um ator que recebe o aplauso, o médico que salva uma vida ou de um escritor que vê seus livros sendo vendidos! Algo parecido com isso, eu senti apenas quando vi meu primeiro projeto de Engenharia Civil virar uma obra finalizada e útil! Claro que o blog guarda suas devidas e mínimas proporções.
À vocês que acompanham esse blog, muito obrigado por esse sentimento gostoso!

Um comentário: